sexta-feira, 22 de abril de 2011

APRENDENDO A ORAR COM NEEMIAS

Uma das principais características de Neemias é que ele era um homem de oração. Antes de fazer algo, ele primeiro orava e depois planejava. Por isso foi vitorioso em tudo que fez e, principalmente, no projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Aliás, tal objetivo, aos olhos humanos, era impossível de ser conquistado, mas, Neemias cria no Deus do impossível e terminou sua tarefa em tempo recorde, levou apenas 52 dias para construir algo que estava parado há mais de 90 anos. Como ele conseguiu? É simples, buscando Deus em primeiro lugar.

Neemias passava dias orando, jejuando, buscando aproximação com Deus. Quando soube da situação destruidora em que se encontrava Jerusalém, ficou triste e por dias buscou incansavelmente a direção de Deus a respeito. Sabia que precisava fazer algo, mas, buscou de Deus a direção (Neemias 1:5-10). É isso que devemos fazer, muitas vezes erramos por tentar resolver tudo à nossa maneira, sem saber o que Deus quer que façamos.

Neemias orava com base no caráter de Deus, exaltando que Ele é grande, temível, fiel e misericordioso. Em nossas orações precisamos exaltar que o nosso Deus é maior que qualquer situação que estejamos passando  e lembrar que sua fidelidade e misericórdia. Deus se agrada quando reconhecemos Suas qualidades.

Além disso, a nossa oração deve estar em consonância com a vontade de Deus, temos que colocar a situação dentro da perspectiva correta, ou seja, não adianta pedirmos algo que seja contrário aos ensinamentos do Senhor.

Precisamos reconhecer a nossa natureza pecadora e pedir perdão a Deus, pois pecamos sempre e, além disso, clamar que, por sua misericórdia, atenda o nosso pedido, que deve ser também a vontade de Deus para as nossas vidas. É importante entendermos que o fato de querermos algo não significa que isso seja o que Deus tem reservado para as nossas vidas, portanto, poderemos e teremos muitos pedidos que não serão aceitos e atendidos por Deus, pois Ele sempre sabe o quem é melhor para nós. Muitas pessoas não têm o que pedem, pois pedem o que Deus não quer que elas tenham, pois não é o momento. Temos que clamar para que seja feita a vontade Dele  e não a nossa.

Reconhecido o poder e a natureza de Deus, colocado o nosso pedido dentro do que é a vontade de Deus, pedido perdão pelos nossos pecados, nos cabe agora “lembrar” Deus de Suas promessas para o seu povo. É claro que Deus não precisa ser lembrado de nada, porém, devemos invocar Suas promessas para demonstrarmos que valorizamos a nossa herança. Nos versículos 8 e 9, Neemias cita a promessa feita ao povo por Moisés e as reivindica, coloca-se na posição de herdeiro delas. Portanto, é necessário admitir quem Deus é, quem eu sou e invocar Suas promessas para nossa vida que, aliás, são mais de 8.000.

Outro ponto que deve ser abordado na oração é a sua objetividade. O fato de falar muito não significa que Deus se agrada, Ele não gosta das orações repetitivas, pois não é o muito falar seremos ouvidos (Mt. 6:7,8). Neemias era específico, sabia muito bem o que queria de Deus (vs. 10 e 11), foi direto ao que lhe interessava, pediu para que fosse bem sucedido naquele projeto, que também era projeto de Deus. O Senhor sabe do que precisamos, muito antes de pedirmos, porém, ao orarmos temos que saber pedir, pois muitos não têm porque não sabem pedir.

Enfim, uma oração de qualidade, segundo Neemias, deve conter as seguintes características:

- CONVICÇÃO DE QUEM DEUS É;
- CONFISSÃO DOS PECADOS;
- SEGURANÇA AO PEDIR;
- COMPROMISSO COM DEUS.

Antes de planejarmos algo, precisamos orar, para evitarmos frustrações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário