quarta-feira, 27 de abril de 2011

Com temor a Deus evitamos o mal

“...com o temor do Senhor o homem evita o mal”. (Provérbios 16:6)

A Palavra diz que é pelo temor a Deus que o homem se afasta do mal (pecado). Se o homem desprezar esse temor a Deus, selará o seu destino – o inferno, porque ele não deixará o pecado. O homem somente o abandonará quando deixar o temor a Deus invadir o seu coração pecador.

Aquele que está se deliciando com os prazeres da carne, fazendo tudo o que bem entende, se afastando de Deus, bebendo, fumando, se drogando, se prostituindo, adulterando, enfim, vivendo em pecado, somente abandonará tais práticas quando perceber que há um Deus justo que um dia o julgará por tais práticas e que a sua sentença será viver eternamente no inferno. 

Podemos comparar o pecador a uma criança que brinca diante do fogo, no primeiro momento ela se encanta com a sua aparência e temperatura, porém, não imagina as queimaduras que pode lhe causar. Alguém precisa alertá-la sobre isso e tirá-la de lá. O mesmo acontece com o pecador, precisamos resgatá-lo, confrontando-o com a verdade, mostrando qual será o seu destino, caso continue pecando.

A abordagem deve ser a mais franca possível, temos que mostrar que Deus é justo e que o condenará ao inferno, onde há dor e ranger de dentes. Não adianta fazermos uma abordagem amena, amorosa, com medo da sua reação, nada disso, temos que abrir o jogo e falarmos a verdade. Se após isso, ele decidir continuar fazendo as mesmas coisas, não teremos mais responsabilidade sobre o seu destino, porque fizemos a nossa parte, que era mostrar-lhe o caminho, levar a palavra de Deus para ele. Se, porém, não o alertarmos, aí, sim, seremos responsáveis perante Deus por seu destino, pois teremos omitido a verdade sobre a salvação.

O pecador precisa saber que Deus é amoroso e misericordioso, porém, Ele também é justo e o julgará por seus atos pecaminosos e que, inclusive, o seu destino poderá ser o inferno ao invés do Reino dos Céus.

A exposição à verdade, esse confrontamento, fará com que nasça o temor em seu coração, pois saberá que seus atos produzirão reflexos em sua vida presente e futura, passará a considerar tudo que fala, pensa ou realiza. Pensará sempre no que Deus pensa a respeito daquilo que pretende fazer. Então, o temor o aproximará de Deus, já que a prática do mal lhe afastava do Senhor.

Portanto, devemos, todos os dias, buscar intimidade com Deus para que possamos falar da Sua Palavra com propriedade, conhecimento e que o Espírito Santo tenha habitação em nós. O nosso papel é lançar a semente para que o Espírito Santo de Deus dê o crescimento.

Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário