segunda-feira, 18 de abril de 2011

A NOBREZA DE DEUS

“MAS O HOMEM NOBRE FAZ PLANOS NOBRES E GRAÇAS AOS SEUS FEITOS NOBRES PERMANECE FIRME” (ISAÍAS 32:8)

É isto que devemos fazer, buscarmos a nobreza de Deus. Para isso, temos que buscar quatro características:

1)      CARÁTER NOBRE: Devemos ser e fazer a diferença em qualquer lugar que estejamos. Não podemos ser coniventes com o padrão do mundo, pois não pertencemos a ele. O mundo nos oferece, constantemente, inúmeras opções de prazer, porém, a nossa obrigação como servos de Deus é fazer a diferença, mostrando ao mundo que não o servimos, que acima de todos os prazeres, existe um prazer maior que é gozar da plenitude da presença de Deus.

2)      PLANOS NOBRES: Nossos planos não devem ser iguais à média do mundo. É possível perceber que as pessoas do mundo geralmente possuem planos que visam apenas o seu prazer pessoal, ou a obtenção de riquezas. A tendência dessas pessoas é servir apenas ao dinheiro e não se preocuparem muito com as coisas de Deus. Os nossos planos devem ter como prioridade as coisas do reino, ou seja, temos que buscar em primeiro lugar Deus em nossas vidas, para que os nossos sonhos sejam também os sonhos de Deus para nós, a Palavra diz que os planos pertencem aos homens, porém é de Deus que vem a solução, ou seja, de nada adianta ficarmos planejando coisas sem consultar Deus, pois se Ele não estiver de acordo, nada acontecerá. Temos que entender que estamos nessa vida para cumprir os propósitos de Deus e não o contrário, ou seja, Deus não está para atender os nossos propósitos. Enfim, antes de planejarmos algo, precisamos conversar com Deus e verificar se este é o plano dele também.

3)      ATITUDES NOBRES: Nossas atitudes devem seguir a vontade de Deus. Podemos pegar um pouco do que foi dito no tópico anterior, pois, tanto os nossos planos como as nossas atitudes devem estar em consonância com a vontade de Deus. Não podemos fazer aquilo que desagrade a Deus, temos que viver em obediência à sua palavra, pois Deus mesmo ensina que é mais agradável a obediência ao sacrifício. Portanto, aquele que vive em obediência à Palavra de Deus, experimentará o agir de Deus em sua vida. Uma coisa que devemos ressaltar é o seguinte, para obedecermos a Deus, precisamos conhecer quais são esses ordenamentos, e isso só conseguiremos com base na leitura da Bíblia, portanto, sem isso não há como obedecer a Deus, ao contrário, corremos sério risco de sermos levados por ventos de doutrinas e, conseqüentemente, nos afastarmos da presença de Deus. A Palavra diz que o povo perece falta de entendimento,então, vamos tornar a leitura da Bíblia, um exercício diário.

4)      PERSEVERANÇA: Temos que praticar a Palavra de Deus em nossa vida, sempre perseverando. Isso significa que devemos confiar 100% em Deus. Na hora da tribulação ou quando aquilo que pedimos a Deus demora para acontecer, não podemos murmurar e culpar Deus por aquilo que está dando errado em nossas vidas, temos que entender que Deus é fiel e sempre tem  o melhor para nós, portanto, se as coisas não estão acontecendo como desejamos, não significa que Deus nos abandonou, ao contrário, significa que Ele está agindo, nos provando para que, ao sermos aprovados, gozaremos de suas bênçãos para as nossas vidas e, no tempo certo, ou seja, no tempo de Deus as coisas acontecerão. É fundamental que tenhamos essa confiança, que tudo acontecerá no tempo de Deus, isso pode demorar muito ou pouco, tudo dependerá de nosso posicionamento diante das provações de Deus.

Seguindo esses passos, nos tornaremos um de Deus e não qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário