terça-feira, 19 de abril de 2011

A PARÁBOLA DO SEMEADOR (MATEUS 13:1-23)

Jesus costumava falar aos seus discípulos através de parábolas. Analisaremos de forma bem simples a parábola do semeador.

3 Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. 4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

O semeador é aquele que prega a Palavra de Deus, o seu objetivo é semear, lançando as sementes do Evangelho, porém, veremos que estas sementes nem sempre cairão em terreno fértil.

Os versículos acima descrevem as pessoas que ouvem a Palavra, mas Satanás logo vem e retira dela a Palavra semeada. Elas ouvem e entendem o que está sendo pregado, mas, logo os seus pensamentos estão em outro lugar, geralmente em seus problemas e não se concentram na Palavra e, conseqüentemente não aplicarão isso à sua vida.

O inimigo é quem faz com que ela se desvie do que está sendo pregado, pois não é interesse dele que as pessoas venham a viver de acordo com a Palavra de Deus. Então, ele vem e recolhe a semente que foi jogada, sem que esta tenha tempo para crescer em seu coração, esta é a semente que cai à beira do caminho e o inimigo representa as aves mencionadas no versículo acima.

Essa pessoa se tornará escrava do inimigo, pois não aplicará à sua vida os mandamentos de Deus, uma vez que não os tem gravados em seu coração, pois deu brecha para que o inimigo roubasse a semente jogada.

5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

Aqui tratamos das pessoas que recebem a Palavra, entendem, ouvem com alegria, mas não permitem que a semente crie raízes em si mesmas, ou seja, andam de acordo com a Palavra e adoram a Deus somente enquanto sua vida está em ordem, sem adversidades, pois, quando os problemas surgem, quando vem a tribulação (SOL), esquecem de tudo que ouviram e caem, se abatem ficam secas, sem vida, abatidas,  perdem a fé em Cristo e ficam se lamentando ao invés de buscar na Palavra aquilo que lhes foi falado, algumas pessoas até deixam de seguir a Cristo, são crentes de situação, não têm raízes.

Por isso, precisamos nos vigiar para que sejamos terra fértil e, conseqüentemente possamos produzir bons frutos.

7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

Algumas pessoas recebem e entendem a Palavra, porém, as coisas do mundo (espinhos)  e sedução pela riqueza sufocam a Palavra e acabam não dando frutos.

Essas pessoas não conseguem de despir-se das vestes do mundo, tentam conciliar o mundo com a vida cristã e, claro, não conseguem. São pessoas que ainda estão presas aos prazeres do mundo e não estão dispostas à renunciar a eles e, portanto, não produzirão frutos.

 8 Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.

Este é o tipo de pessoas que devemos ser, ou seja, devemos ser terreno fértil, para que a Palavra caia nele e produza bons frutos. Há uma coisa importante que devemos ressaltar, não basta produzirmos frutos, estes têm que ser bons.

Para isso, devemos praticar os mandamentos de Deus em nossas vidas, devemos agir sempre em concordância com a Palavra. Isto exige humildade, renúncia e obediência, para que sejamos pessoas como Davi, ou seja, segundo o coração de Deus.

Portanto, devemos sempre analisar qual tipo de terreno somos atualmente. Se estamos produzindo frutos e se estes são bons ou não. Não basta apenas recebermos a semente, é necessário que venhamos a semear em outras terras, para que o máximo de pessoas venham a ser terra fértil. Este é um mandamento de Deus para as nossas vidas:

Então a terra dará o seu fruto e Deus, o nosso Deus, nos abençoará” (SALMO 67:6)

“Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos” (Salmo 11:7)

“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo, o que anda no caminho reto, este me servirá” (Salmo 101:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário