domingo, 17 de abril de 2011

QUEM ESTÁ NO CONTROLE DO BARCO DA SUA VIDA?

Mateus 8:23 - 27
23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” 26 Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. 27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

A pergunta feita pelos discípulos nos faz entender qual o lugar de cada um no relacionamento com Cristo, ou seja, quem tem autoridade sobre o que e sobre quem. Jesus vai mostrando passo a passo que toda autoridade está sob as Suas mãos. Ele quem tem o poder, é Ele que cura, é Ele quem toca, é Ele quem transforma, enfim, tudo aquilo que possa surgir como um potencial obstáculo Ele pode remover, independentemente do que seja.

O problema maior é que estamos acostumados a confundir fé com crenças e, consequentemente, ficamos constrangidos quando temos dúvidas, quando não sabemos explicar as coisas, mas o evangelho e a relação pessoal com Jesus, não é uma questão de crenças, doutrinas ou de explicações, por que isso, por que aquilo, O relacionamento com Jesus afeta o nosso posicionamento na vida, a nossa confiança no poder e na autoridade de Jesus. A fé está essencialmente de que poder de quem, de que forças dependemos e quais são os poderes e as forças que nos ameaçam. No texto, por exemplo, fica muito claro quais eram essas forças, as da natureza, força das águas, dos ventos, do mar, que impões perigos e ameaças àqueles homens, mas Jesus é a autoridade acima de todas as forças.

E na sua vida, quais tem sido as forças que o ameaçam? O desemprego? A falta de dinheiro? A doença? No barco chamado “sua vida” o que tem lhe ameaçado? Ou melhor, quem está no controle desse barco? Será que realmente você está deixando Jesus controlar o barco?

Não basta apenas deixar Jesus entrar no barco, ele precisa estar no controle do barco, pois somente nesta posição é que o Seu poder pode ser manifestado. No texto que lemos, vemos que Jesus estava no barco com os discípulos, porém, o controle não estava em suas mãos, Ele estava dormindo. O que podemos imaginar é que um dos discípulos resolver assumir a direção do barco e disse a Jesus, “Mestre, pode descansar, deixa que eu controlo o barco, afinal, já viajei várias vezes e tenho experiência no mar. Jesus deve ter dito, você tem certeza? Então o discípulo deve ter dito, claro mestre tenho experiência e estou preparado para qualquer adversidade. Então, Jesus entrega o controle do barco a ele e sai de cena, vai dormir. Ora, quantos de nós temos agido dessa forma, quantos de nós temos assumido o controle do barco de nossas vidas, com a prepotência de acharmos que somos melhores que Jesus, que podemos resolver as coisas da nossa forma e que essa é a melhor forma de se resolver? Quantas vezes fizemos isso?

No começo até deixamos Jesus assumir o controle, mas, quando as coisas não acontecem no nosso tempo e da nossa forma, então, removemos Jesus do controle e começamos a conduzir o barco com toda nossa “sabedoria” e “experiência”. Então, quando a tempestade chega, ficamos desesperados e a primeira reação e largar o controle e entregar nas mãos do Senhor e, pior, exigir que ele resolva tudo imediatamente, se esquecendo que fomos nós quem conduzimos o barco para o centro da tempestade.

Os discípulos quando se viram em frente a tempestade, resolveram acordar Jesus e o chamaram para resolver o problema. Então, quando o Senhor os repreende, dizendo: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?Em seguida Ele se levanta e repreende a tempestade e fez-se bonança completa. Esse é o resultado quando entregamos o controle do barco a Jesus, navegaremos em mares revoltos, ou seja, mesmo com Ele no controle as tempestades virão, porém, quando Ele está no controle a tempestade passa, o barco não afunda e em seguida vem a bonança. Com Jesus no controle do barco da nossa vida, não temos medo, não nos desesperamos, pois sabemos que o comandante tem total controle sobre as adversidades que enfrentaremos.

Portanto, a partir de hoje vamos trocar o comando do nosso barco. Vamos deixar Jesus controla-lo pelas águas da vida.  E entregar, significa 100% de autonomia para Jesus, e sem temer o que possa vir, pois o oposto da fé é o medo. Portanto, devemos orar a Deus para nos ensinar a vivermos com as nossas dúvidas e que a minha fé leve embora todo meu medo, que eu saiba viver com as minhas perguntas, mesmo aqueles que não tenho respostas, mas que o minha confiança em Jesus e o seu amor por mim sejam suficiente para que eu viva corajosamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário