sábado, 30 de abril de 2011

SEJA COMO DAVI E APRENDA A VENCER OS GIGANTES DA SUA VIDA

Apesar desta história ser conhecida por quase todos, vale a pena meditarmos nela, pois a Palavra do Senhor se renova a cada dia.

Golias era filisteu, nascido em Gate e possuía aproximadamente 3,30 cm de altura, ou seja um gigante. A Bíblia ensina que ele vestia um capacete de bronze e uma couraça de escamas de bronze que pesava cerca de 60 kg. Nas pernas usava caneleiras de bronze e carregava uma lança pesando 7 kg, ou seja, 77 kg só de equipamento, era, sem dúvidas, um guerreiro quase que invencível.

Golias desafiou todo o exército de Israel e pediu que designassem um homem para lutar com ele e quem vencesse se tornaria o senhor do perdedor que, conseqüentemente seria o seu escravo. Ao ouvirem isso, Saul e os demais israelitas ficaram apavorados, pois Golias era guerreiro desde sua mocidade e fisicamente amedrontava-os, pois não havia dentre eles nenhum guerreiro com características próximas.

Durante quarenta dias Golias repetiu esse cerimonial, ficava diante da tropa de Israel e os desafiava, porém, ninguém se prontificava a lutar, face o medo que os dominava.  Nesse ponto, cabe uma reflexão: O povo, durante todos esses dias, era desafiado e permanecia inerte, ficava intimidado pela aparência daquele gigante, a imagem que viam era, por si só, suficiente para desanimá-los, pois tinham olhos naturais, o medo os cegou a ponto de não verem que com eles havia o Senhor dos Exércitos e que jamais ninguém poderia vencê-los, mas se deixaram levar pelo medo.

Isso acontece muito em nossas vidas. Quando nos deparamos com alguns gigantes, simplesmente travamos, nada fazemos, pois nos falta confiança em Deus, apesar de sabemos que Ele nunca nos deixará, nos falta de fé e damos espaço para que o medo venha a agir e, conseqüentemente, impedimos o agir do sobrenatural de Deus em nossa vida e nos acomodamos com as coisas naturais. Esse gigante possui vários nomes, pode ser a falta de emprego, a ansiedade, problemas financeiros, doenças, enfim, diversas situações adversas que tentam minar as nossas forças. O que precisamos entender é que Deus age no sobrenatural.

Enquanto o exército de Israel era desafiado todos os dias, Davi continuava a realizar seus afazeres, cuidando das ovelhas de seu pai. Certo dia seu pai pediu que levasse alimento para seus outros três irmãos mais velhos que estavam na guerra e que lhe trouxesse prova de que estavam bem.  Davi era muito responsável e acordou de madrugada, deixou seu rebanho sob cuidado de outro pastor e foi fazer o que seu pai havia lhe mandado e quando chegou próximo da linha de batalha ficou conversando com alguns soldados, quando ouviu o desafio que Golias lançava todos os dias. Os israelitas quando viam Golias ficavam atemorizados e corriam.

            Davi se indignou daquilo que havia visto, os homens de Israel aterrorizados diante de Golias. Davi, ao contrário, não demonstrou medo, mesmo sem saber ao certo quem era aquele filisteu que estava desafiando o seu Deus. Davi sabia a respeito do que seu Deus era capaz de fazer, sabia que nada poderia detê-lo, ele não admitiria que alguém pudesse desafiar e humilhar o seu Deus.

            Ao ser visto conversando com os soldados, Davi foi repreendido por seu irmão mais velho, já que ele deveria estar cuidando das ovelhas do seu pai. O que seu irmão não sabia é que Davi já havia deixado um pastor a cuidar de suas ovelhas. Aos olhos de seu irmão, a única função de Davi era apascentar ovelhas, portanto, não deveria perder tempo assistindo aquela guerra. Davi foi desprezado por seu irmão e pelo rei, pois o seu porte físico não inspirava muita confiança. Diante do porte de Golias, era humanamente impossível alguém acreditar que Davi pudesse vence-lo, porém, Deus confiava e isso era o suficiente. 

           Em nossas vidas, quantas vezes somos menosprezados? Há alguém que nos vê de forma única, olha em nosso interior e enxerga aquilo que ninguém pode ver, somente Ele, Deus. Ele vê o nosso interior, a nossa alma. Portanto, não devemos nos abater diante de julgamentos humanos, mas, devemos apenas confiar em Deus, pois Ele estará sempre ao nosso lado, lutando a nossa peleja, nos garantindo a vitória sempre. Davi sabia disso e não desistiu.

            Ao ser confrontado pelo rei, Davi falou a Saul das experiências que havia tido com Deus e dos livramentos que já havia recebido anteriormente, portanto, Deus não deixaria de atendê-lo novamente. Quando estivermos diante de gigantes em nossas vidas, precisamos recordar o que Deus já fez por nós, dos livramentos que tivemos anteriormente e, garanto, não foram poucos. Isso nos fará lembrar que Deus está conosco e que não há gigante capaz de nos derrotar, desde que estejamos levando uma vida de temor e obediência.  Isso nos dará a força necessária para lutar. Foi o que Davi fez para convencer o rei de que tinha comunhão com Deus, ele deu o seu testemunho pessoal.

            Ao ver que Davi tinha relacionamento com Deus, o rei autorizou que lutasse. Em momento algum Davi temeu Golias, pois sabia que Deus lutaria por ele e quando Deus luta ninguém o vence.

            Então, podemos aprender a primeira lição para vencermos os gigantes de nossas vidas:

1) CRER QUE DEUS LUTA POR NÓS: Autorizado a lutar, Davi recebeu de Saul a armadura do Rei, especialmente preparada para grandes batalhas, imagino que era feita com o melhor material disponível naquela época, devia ser super resistente. A intenção era dar a Davi uma segurança maior, uma proteção a mais contra Golias. Ocorre que Davi ao vestir a armadura não conseguiu sequer andar com aquilo, tornou-se algo incômodo e pesado demais, ele não estava acostumado com aquilo, jamais havia vestido armadura de guerra. Então, decidiu tirar aquilo e lutar com seu cajado, cinco pedras, um alforje e uma atiradeira, armas com as quais estava acostumado e que possuía habilidade para manuseá-las. Aliás, é importante ressaltar que Deus havia dado a Davi a habilidade para usar essas armas e não outra qualquer. Portanto, Davi resolveu lutar com as armas dadas por Deus e não com a armadura do homem.
            Golias, todo ornamentado para guerra, com aproximadamente 77kg de equipamento, ao ver Davi com aquelas armas o desprezou, pois não imaginaria que um jovem franzino com algumas pedras pudesse vencê-lo. Davi, porém, não se intimidou e desafiou Golias, dizendo “você vem contra mim com espada, lança e dardo, mas vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos de Israel, a quem você desafiou”. Davi sabia que não era ele quem iria lutar, mas, sim, Deus era quem lutava por ele, por isso cria que não seria vencido, o nome e a honra do Senhor haviam sido desafiados.

            Outras duas lições que podemos tirar dessa passagem:

2) DAVI USOU AS ARMAS QUE DEUS LHE HAVIA DADO: Muitas vezes tentamos agir como “Ciclano” ou “Beltrano” e acabamos nos frustrando, pois estamos, com isso, desprezando os dons que Deus nos deu. Cada pessoa tem as armas dadas por Deus para vencer, mas, infelizmente, essas pessoas acabam olhando demais para os outros e tentando usar a armadura que não fora feita para elas. A Davi foi oferecida a armadura do rei, ou seja, a melhor armadura disponível, quem naquela época rejeitaria tal privilégio? Davi, porém, não agiu assim, pois sabia que as suas habilidades seriam muito melhor aproveitadas se lutasse sem tal armadura.  Com certeza se Davi tivesse lutado com a armadura de Saul, teria sido derrotado, pois não aquela não era a arma que Deus havia lhe dado;

3) DAVI NÃO BUSCAVA SUA PRÓPRIA GLÓRIA: Nós temos que viver em obediência a Deus, pois assim teremos comunhão com Ele e Ele lutará por nós. A peleja é Dele e não nossa, por isso, tudo que venhamos a fazer deve ser para honra e glória do Senhor, que toda honra e glória seja dada a Ele. Quando Golias se dirigiu a Davi, este correu ao seu encontro, arremessando uma pedra contra ele, atingindo-o no cabeça, derrubando-o. Estando Golias caído ao chão, Davi desembanhou sua espada e cortou-lhe a cabeça. Podemos ver que Davi não exitou diante do gigante, foi ao seu encontro e o atacou, pois cria que a vitória já havia sido lhe dado por Deus. Portanto, temos que correr em direção ao que Deus colocou diante de nós, ainda que seja um gigante e que tenhamos apenas uma pedra nas mãos.  Deus nos deu espírito de covardia.

“7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (II Timóteo 1:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário