quinta-feira, 21 de abril de 2011

A VONTADE DE DEUS X A NOSSA VONTADE

Um dos maiores desafios do cristão é viver neste mundo e fazer prevalecer a vontade de Deus em sua vida, e não a sua própria vontade. Mas como saber qual a vontade de Deus?

Creio que somente através de uma vida de oração é possível alcançarmos a capacidade de discernirmos o que é desejo humano e o que é vontade de Deus. O entendimento de como se manifestam essas vontades é fundamental para orarmos de forma eficaz.

VONTADE DO HOMEM

Precisamos identificar onde nasce e como se manifesta a vontade humana. O primeiro erro é acharmos que por termos sido feitos à imagem e semelhança de Deus, podemos nos considerar pequenos deuses. Só há semelhança entre diferentes, ou seja, o fato de sermos semelhantes, não quer dizer que sejamos iguais, ao contrário, existem diferenças e, em alguns casos, não são poucas. Desde a criação Deus nos deu algumas vontades que precisam ser controladas para que não nos levem à morte (Gênesis 1:28-31). São elas:

a) Vontade pela sexualidade (“Sejam férteis e multipliquem-se...”)

O fato de sentirmos desejos sexuais não significa que estamos em pecado, ao contrário, Deus nos dá ordem para multiplicarmos e isso só ocorre através do ato sexual. Foi Ele quem colocou esse sentimento em nós, porém, há limites nessa prática. É aí que entra o poder de discernirmos até onde vai a vontade de Deus e quando começamos a agir pela vontade do nosso coração. A prática de atos sexuais abominados por Deus provém do rompimento desse limite, que é intrínseco.

b) Vontade de se apossar da terra (“Encham e subjuguem a terra!”)

Nesse ponto foi instituído o direito de propriedade, que é uma das bases onde se apóia o capitalismo moderno. Deus nos deu o desejo de possuirmos a terra , de termos um pedaço de chão para morarmos e criarmos nossos filhos. Portanto, o crente pode prosperar, ele pode e deve ter um bom emprego, uma boa casa, um carro do ano, enfim, Deus quer que os seus filhos desfrutem do melhor desta terra, porém, o que não pode acontecer é vivermos em prol dessas conquistas. Isso deve ser consequência das bençãos de Deus para as nossas vidas e não um objetivo de vida. Podemos e devemos ser prósperos, mas, isso não deve ser buscado em primeiro lugar. A palavra de Deus diz que devemos buscar em primeiro lugar o Seu Reino e Sua Justiça e TODAS AS DEMAIS coisas nos seriam acrescentadas, ou seja, a nossa obrigação é apensa cuidar das coisas de Deus para que Ele tenha mais tempo para cuidar das nossas coisas.

c) Vontade de conquistar (“...dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre os animais que se movem pela terra”.)

Somos dominadores por natureza. O ser humano quer cada dia conquistar mais coisas. O fato de conquistar coisas não é o mal, o problema é fazer disso a as prioridade, pois estará demonstrando que ganhar dinheiro é o mais importante em sua vida. A palavra de Deus diz que não devemos servir a dois senhores (dinheiro x Deus), pois amaremos um e odiaremos o outro, não há como manter esses dois elementos em nossas vidas.

d) Vontade de se fartar (“Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim se foi)

Nessa seqüência de desejos com impressão Divina, comer e beber bem são ainda elementos a serem considerados.


O desejo humano é algo muito forte e precisamos conduzi-lo com muito cuidado, por dois motivos: (i) porque ele foi colocado em nós pelo próprio Deus; (ii) porque ele é construído, estabelecido e fermentado num lugar que costuma nos enganar constantemente, o nosso coração. A própria palavra nos ensina que o coração é enganoso. As vontades que o Senhor Deus colocou em nossos corações são inegavelmente as maiores forças que movem o ser humano e a sociedade como um todo. Certamente o intuito do Senhor era que essas forças gigantescas nos servissem como instrumento de cultivo e de guarda da terra, não de destruição e morte como se tornou

O Senhor primeiramente nos mostra que podemos tudo, que tudo é lícito, mas, que nem tudo nos convém. Ele estabelece alguns limites que devem ser respeitados, caso contrário, sofreremos as consequências dessa desobediência. Tomando, ainda, como exemplo, a criação, Deus disse a Adão “Coma livremente de qualquer árvore do jardim...” (Gênesis 2:16) . Ele deu ao homem a possibilidade de saciar todos os seus desejos, tudo estava ali à sua disposição, porém, estabeleceu um limite, Ele continuou dizendo “...mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gênesis 2:17). É difícil de acreditar, mas, apesar do homem possuir pleno poder e ter livre acesso ao que desejava, bastava esticar a mão e tinha o que desejava, ainda sim, ele não se contentou, ele alimentou desejo por aquilo que não poderia ter, a árvore. Satanás, sabendo disso, ampliou o miúdo e reduziu o graúdo, distorcendo a verdade de Deus. Resultado: o homem caiu. Embora possamos desfrutar de tudo de bom ao nosso redor, continuamos presos a pequenas árvores malditas que acalentamos em nossos corações pervertidos. A verdade é que não sabemos gerir as maiores dádivas  que os céus nos deram: nossa liberdade e vontade. Quando deixamos a vontade humana prevalecer, caímos, por isso, temos que orar e dizer todos os dias “SEJA FEITA A TUA VONTADE SENHOR!”.

VONTADE DE DEUS

Então, como saber se o que desejamos se alinha com o aquilo que Deus quer? Já sabemos que as nossas vontades são as grandes vilãs de nossas vidas, é através da predominância da nossa vontade que distorcemos as coisas boas que Deus nos deu. Ex: Sexualidade em pornografia, pedofilia, adultério e outras formas de satisfação do desejo desviado do sexo. Transformamos o desejo de posse da terra em desejo de latifúndio e conquista indiscriminada de espaço, em detrimento do nosso próximo, gerando assim infindáveis conflitos e exploração do homem pelo homem. Nosso domínio sobre a natureza converteu-se em destruição do próprio lugar onde habitamos. Em todo lugar que fincamos a planta de nosso pé, destruímos matas, rios, lagos e animais. E incoerentemente sonhamos com férias em lugares paradisíacos.

Precisamos buscar características de Deus em nossos atos. Uma das características da vontade de Deus é que alcancemos algo mais que a nossa existência imediata, ou seja, “ser feita a vontade de Deus” é nos tornarmos benção em nossa geração, não deixar que os nossos desejos egoístas sobrepujam os desejos de Deus. Portanto, para identificarmos se algo é da vontade de Deus, precisamos analisar o seguinte:

a) Se aquilo irá ou não promover crescimento em nossa vida;

b) Não pode ser uma ação egoísta e solitária. Faz-me um amante dos que estão ao meu redor. Faz-me solidário para com os necessitados e principalmente condutor de homens e mulheres ao caminho da vida eterna;

c) Se vai abençoar ou não os que estão ao nosso redor. A sociedade vem se deteriorando a cada geração porque desprezamos a vida e exaltamos as coisas. Dominar pessoas é fugir completamente do propósito de Deus. Se queremos fazer sua vontade, então cada um de nós precisa estar absolutamente carregado com o oxigênio do Reino de Deus: O AMOR!;

d) Se a decisão do meu coração enxerga mais as coisas ou as pessoas. Essa é uma balança infalível. Só há uma forma de nos aproximarmos mais da vontade de Deus: através de uma vida de oração. A oração nos faz dependentes e aguçados a todo mover de Deus, por menor que seja.

e) Se isso promove saúde física, moral, espiritual e se me faz mais feliz do que antes. O desejo do coração do Pai é que saibamos aproveitar o melhor da terra (Cf. v. 29). Jesus nos disse que não somos deste mundo. Isso é verdade. Mas enquanto estamos nele precisamos extrair dele o melhor. Lamentavelmente a maioria de nós só consegue extrair o pior da vida. São pessoas que vivem tristes, deprimidas e doentes porque da vida só enxergam o pior.

Seria maravilhoso se sempre tivéssemos a absoluta certeza de que todas as decisões que tomamos encaixam-se plenamente na vontade de Deus. Só há uma forma de nos aproximarmos o máximo possível dessa certeza: através de uma vida de oração. Mesmo o Senhor Jesus, o Verbo de Deus encarnado, precisou estar em oração para não se afastar das diretrizes do Pai. A oração nos faz dependentes e aguçados a todo mover de Deus, por menor que seja. E mesmo com essa agenda de oração intensa, precisamos nos lembrar dos valores maiores cjue envolvem a vontade de Deus: Precisamos ser fecundos; precisamos diferenciar coisas de pessoas; precisamos saber aproveitar o melhor da terra.

Se quisermos ser excelentes na vida, precisamos ser excelentes na oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário