sábado, 14 de maio de 2011

Exortação à santidade (1 Pedro 1:13-25)

O Apóstolo Pedro começa nos alertando para que não nos sejamos seduzidos pelos maus desejos que possuíamos quando andávamos nos caminho errado, ou seja, quando não conhecíamos a verdade.

Quando nos convertemos a Jesus, passamos a seguir o Seu caminho, estabelecendo, assim, um divisor de águas em nossas vidas, onde morre a velha criatura (o ser mundano) e nasce um novo ser, uma nova criatura, (João 3:1-7), ou seja, deixamos de ser aquela pessoa que vivia na ignorância e passamos a viver em obediência aos mandamentos de Deus, portanto, deve haver uma mudança radical de comportamento, caso contrário, não há que se falar em conversão. É inadmissível que alguém que, verdadeiramente, tenha tido um encontro com Deus, permaneça praticando os atos de outrora, quando vivia no mundo.

O próprio Espírito Santo de Deus, que habita naqueles que amam a Jesus o incomodará em relação à prática daquilo que desagrada a Deus, pois a pessoa terá temor a Deus. Quem se diz cristão e não se importa em continuar fazendo o que é considerado pecado aos olhos de Deus, não teve um encontro verdadeiro com o Espírito Santo. A mudança ocorre instantaneamente e, no decorrer do processo, Deus vai moldando aquela pessoa ao seu padrão.

Uma das mudanças que ocorre na vida da pessoa que aceita Jesus é que esta passa a entender que existe um mundo espiritual e que as coisas que fizermos no mundo físico, produzirá efeitos espirituais e, portanto, passará a pensar antes de agir. Ela entenderá que sua conversão significa a libertação de uma vida de escravidão, onde o Diabo dominava sua mente e seu corpo e, com sua libertação, será dado início a uma guerra espiritual, na qual o inimigo tentará resgatar seu escravo e trazê-lo de volta à subvida, à escravidão. Portanto, o novo convertido deve ter consciência que sua conversão trará também lutas e dificuldades, porém, ele tem que crer que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam Jesus. O inimigo lançará dardos inflamados na mente do recém convertido, para tentar fazê-lo sair do caminho de Cristo, tentará, de todas as formas, convencê-lo de que não vale a pena abrir mão dos falsos prazeres que o mundo proporcional em prol de uma vida de renúncia.

Por isso é que Paulo nos orienta a ficarmos com a mente preparada e alerta, pois a nossa mente será o principal alvo do inimigo. Portanto, se nos mantivermos obedientes a Deus e fazendo tudo o que Lhe agrada, se buscarmos o conhecimento da Sua palavra, Ele nos dará o escape necessário para nos afastarmos do pecado. Não há tentação que não possamos resistir, Deus não nos submete a um jugo que não possamos suportar.

Sendo assim, não devemos culpar Deus quando algo dá errado em nossa vida, pois a própria palavra nos diz que nesta vida teremos tribulações, porém, é o próprio Deus que nos garante vitória e que tais dificuldades serão leves e momentâneas, pois Deus venceu o mundo.

Temos que viver buscando incansavelmente a santidade pessoal, lendo, estudando a Palavra, meditando nela dia e noite, orando, jejuando, para estarmos, cada vez mais próximos de Deus e fortes para suportarmos às ações do inimigo.



ESPERANDO NO TEMPO DE DEUS.

Todos nós sabemos que não é fácil esperar o tempo de Deus. Sempre que desejamos que algo aconteça em nossas vidas, a ansiedade em determinado momento acaba tomando conta e, então começamos a perder a paciência. Aí é que mora o perigo de pecarmos contra o Senhor, é o momento em que decidimos deixar de esperar em Deus e tentamos fazer as coisas acontecerem no nosso tempo. Então, no momento em que decidimos agir, Deus se retira, pois essa nossa decisão significa que decretamos que a partir daquele momento governaremos os atos e o destino de nossas vidas. Ocorre que ao assim decidirmos, todos sabem qual será o final da história, a DERROTA.

Deus sabe de todas as coisas e todos nós já ouvimos pelo menos uma vez na vida a frase “Deus tem uma obra na sua vida, Ele lhe dará a vitória.”, bem como na própria Bíblia encontramos diversas promessas de vitórias, porém, temos que cumprir a nossa parte, que é confiar e descansar no Senhor, deixar  Ele governar nossas vidas, pois as dificuldades virão nessa caminhada, mas, se perseverarmos, teremos a vitória. Em Deuteronômio 28:1-6, o Senhor diz: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o Seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bençãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o Seu Deus: Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo que fizerem.” Vejam que Deus garante abençoar o povo, porém, há uma condicional, eles deveriam seguir todos os mandamentos dados por Deus.

Sendo assim, a nós cabe viver em obediência a Deus, cuidar em primeiro lugar do Seu Reino e Sua justiça, pois Ele cuidará de nós e todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

Vamos estudar o texto de João 11 que nos ensina muito sobre saber esperar no Senhor. Esse texto fala da morte e ressurreição de Lázaro, porém, devemos analisá-lo de uma forma diferente para entendermos que vale a pena esperar em Deus.

JOÃO - CAPÍTULO 11

1 Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. 2 Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. 3 Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”.

O texto começa narrando o reencontro de Jesus com Maria. Esta é aquela pecadora que em Lucas 7 havia lavado os pés de Jesus com suas lágrimas depois os enxugou com seus cabelos e os ungiu com perfume. Naquela ocasião Maria foi repreendida pelo fariseu que havia convidado Jesus para ceiar. Jesus então exaltou a atitude de Maria, pois todos que estavam ali, inclusive os apóstolos, nenhum deles haviam sequer O saudado com um beijo, tradição na época. Então, Jesus, no versículo 46 diz que muitos pecados daquela mulher haviam sido perdoados, simplesmente porque ela havia amado muito Jesus verdadeiramente. E Jesus ainda disse que aquele que pouco amou, pouco foi perdoado. E Jesus terminou dizendo “Sua fé a salvou; vá em paz”.

Portanto, vemos que Jesus reconheceu a atitude de amor e fé de Maria e perdoou os seus pecados, ou seja, a partir dali Jesus passou a habitar o coração de Maria e esta passou a segui-Lo. Passado algum tempo, Maria volta a reencontra-Lo, porém agora numa situação de enfermidade de seu irmão.

Lázaro estava doente e agora Maria e sua irmã Marta resolvem apelar para Jesus que já  havia feito muitos milagres e Lázaro era muito amado por Jesus. E chegam dizendo “Senhor, aquele a quem amas está doente”

E Jesus responde:

“4 Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”. 5 Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. 6 No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.”

Jesus sabe de todas as coisas, antes mesmo de receber o recado das irmãs de Lázaro Ele já sabia da doença dele, mas, também que aquela enfermidade não necessitaria ser combatida naquele momento, porque ela era para glorificação do Seu nome, então, após receber o recado de Maria e Marta, Ele permaneceu por mais dois dias onde estava, ou seja não fez nada.

Quantas vezes oramos a Deus pedindo para Ele nos livrar de determinada situação, vir ao nosso encontro imediatamente? Quantas vezes já fizemos isso? Oramos, jejuamos, buscamos a Deus e nada acontece, os problemas continuam e às vezes até pioram. Então, ao invés de glorificarmos a Deus mesmo na dificuldade, pois a palavra diz que em tudo temos que dar glórias a Deus, não fazemos isso, começamos a murmurar e culpar Deus pelo que está acontecendo.

Quando Deus permanece em silêncio não é porque não recebeu a nossa oraçãos, mas porque Ele usará aquela adversidade para que o milagre aconteça em sua vida e, com isso, o seu nome seja engrandecido através do seu testemunho. Se Jesus tivesse atendido o chamado de Maria e ido até Lázaro imediatamente, nenhuma honra seria dada ao seu nome, porque Ele teria feito que qualquer médico, curandeiro da época poderia fazer, não haveria um milagre, mas  Deus esperou pois sabia usaria aquela situação para que todos vissem que Ele era o filho de Deus, o único capas de ressuscitar mortos.

Portanto, quando Deus permite que algo ruim aconteça em nossa vida é para que o Seu nome seja glorificado e todos vejam que a vitória só foi obtida porque Ele interveio.

O interessante é que no versículo 11 Jesus diz: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. Ocorre que Jesus sabia que Lázaro havia morrido, quando Ele fala “adormeceu” entenda-se “morreu”. Jesus amava Lázaro, mas permitiu que ele morresse para que sua glória viesse com a ressurreição dele. Jesus nos ama e sabe o que é melhor para nós, portanto, vamos descansar Nele. Veja o que diz os versículos 14 e 15: “14 Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu, 15 e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”.

O inimigo sempre usará alguém para nos fazer desistir ou até mesmo blasfemar contra Deus, tentar nos fazer acreditar que Deus nos esqueceu e que aquela causa é impossível de ser resolvida. Satanás faz isso porque sabe que o nosso Senhor é o Deus do impossível e que nada pode impedir o Seu agir, quando Deus intervém em nosso favor não há demônios que possa impedir o Seu querer. Naquela ocasião foi Tomé quem não creu e disse: “16 Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele”. Vejam, Jesus tinha acabado de dizer que Lázaro havia morrido para o bem de todos, mas, Tomé não tomou posse da palavra e creu estar indo para morrer com Lázaro ao invés de presenciar a glória de Deus.

Quantas vezes em nossas vidas deixamos de acreditar nas promessas de Deus, simplesmente porque está demorando mais do que gostaríamos ou porque alguém nos disse que aquilo é impossível, quantas vezes deixamos de receber a benção por duvidarmos de Deus? O Senhor não habita onde não há fé. Não devemos ser como Tomé que, diante daquela notícia de morte, creu na morte, quando recebermos notícia de morte, temos que crer que o Deus que servimos é aquele que morreu na cruz e venceu a morte quando ressuscitou ao terceiro dia. As notícias de morte devem ser recebidas como notícias de ressurreição.

 “17 Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias. 18 Betânia distava cerca de três quilômetros de Jerusalém, 19 e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão. 20 Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.”

Jesus nunca chega atrasado em nossas vidas, Ele chega no tempo certo, no tempo Dele. Já havia se passado quatro dias da morte de Lázaro. O texto que Jesus levou quatro dias para andar cerca três quilômetros, ora, essa é uma distância que podemos percorrer em um dia tranquilamente, porém, Jesus não tinha pressa, pois sabia que a situação de Lázaro seria resolvida. Se Jesus tivesse chegado lá no mesmo dia, a glória talvez não fosse dada a Ele, talvez questionariam se realmente foi Jesus que o ressuscitou, mas, passado quatro dias, não restavam dúvidas quanto à orte de Lázaro. É aí que Deus age, quando aos olhos humanos não há solução, quando humanamente está tudo perdido é que Deus intervém e ressuscita sonhos sepultados em nossas vidas.

Chegando ao sepulcro Jesus determinou que fosse retirada a pedra, mas marta disse que já havia se passado 4 dias e, portanto, o cheiro era ruim. Marta, apesar de estar ao lado de Jesus, ainda tinha dúvidas quanto ao poder de Jesus. Quantas vezes desistimos dos nossos sonhos, dizendo que Deus nos abandonou, pois não está acontecendo no tempo que desejamos. Naquela época havia uma crença local de que até o terceiro dia uma pessoa poderia ser ressuscitada, pois o espírito ainda estava por perto, mas neste caso eles já estavam no quarto dia, ou seja, nada mais poderia ser feito para ressuscitar Lázaro. E aí que Jesus entra, quando humanamente não há nada a ser feito.

Então, no versículo 40 Jesus diz: “Não lhe falei que se você cresse, veria a glória de Deus?” Depois a palavra conta que Jesus disse: “Lázaro, venha para fora!” E então o morto saiu.

Portanto, não podemos deixar que as adversidades abalem nossa fé, ainda que tudo nos diga o contrário, que os nossos sonhos morreram ou que Deus esqueceu de nós, temos que continuar crendo, para que vejamos a glória de Deus.

domingo, 1 de maio de 2011

EM TUDO DAI GRAÇAS A DEUS

...dando graças constantemente a Deus pai por todas as coisas, em nome do Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20)

Para nós, todo dia deveria ser dia de ação de graças. Devemos ser gratos a Deus mesmo em meio aos problemas. O apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 7:4, disse: “Minha alegria transborda em todas as tribulações...”. O apóstolo sabia que Deus estava operando em todas as coisas para o seu bem, pois ele amava o Senhor. Em Romanos 8:28 diz: “Sabemos que Deus agem e todas as coisas para o bem daqueles que o amam...”

Paulo sabia que era nos problemas, nas tempestades que ele mais se aproximava de Deus. Em 2 Coríntios 7, Paulo está narrando ao povo que durante sua viagem encontrou muitas dificuldades, ao chegar na Macedônia, não teve descanso, foi atribulado de todas as formas, conflitos externos e temores internos, mas, Deus mandou o consolo. Era Tito, Deus o envio para consolá-lo, trazendo notícias a respeito do povo, da preocupação que estavam tendo com Paulo, enfim, o encorajamento necessário para que Paulo prosseguisse.

Os problemas aparecerão em nossa vida, isso é inevitável, pois Deus mesmo os colocará em nosso caminho para que cresçamos como cristãos. Ele permitirá a vinda de tempestades, para que com elas nossas raízes se aprofundem na palavra de Deus. Uma árvore, quando possui raiz forte, pode vir o mais forte dos ventos e ela permanecerá firme, pode até envergar, mas, em seguida se levantará e continuará lá, firme.

Certo dia, um homem assistia à luta de uma lagarta para sair do casulo para finalmente se transformar numa linda borboleta. Desesperado e comovido com a luta da lagarta, resolveu ajudar, ele pegou uma lâmina e cortou cuidadosamente a borda do casulo, que lhe parecia muito estreito para a lagarta. A lagarta ficou livre do problema, mas, morreu em seguida.  Sabe por que? A lagarta tinha que passar por aquela luta para que pudesse nascer forte e bela, pois foi Deus quem decidiu colocar a lagarta no aperto, essa dificuldade era uma fase no processo de evolução da lagarta, é exatamente o pequeno diâmetro do orifício e o esforço necessário para atravessá-lo que fazem com que o coração da lagarta bata mais rápido,  e com essa superpulssão o sangue da vida inrrompe para dentro das asas, fazendo com que elas se soltem e levantem. Portanto, em toda dificuldade que encontramos em nossa vida há um propósito de Deus, elas fazem com que lutemos dentro do nosso casulo, que é o local onde nos encontramos, é aquele lugar onde ficamos a sós com Deus, onde ninguém mais sabe o que acontece. É na provação que o sangue da vida da fé em Deus nos ajuda a levantar nossas asas.

O inimigo tentará nos oferecer atalhos, assim como a navalha usada pelo homem que tentou ajudar a lagarta, porém, o resultado é o mesmo que vimos, esse atalho nos levará à morte, pois não conseguiremos abrir as asas e voar alto. Sendo assim, vamos tomar cuidado com os atalhos que surgem em nossas vidas.

Qualquer que seja o tipo de mal que nos sobrevenha, se estivermos em Deus e cercados por Ele como por uma atmosfera, o mal tem que passar por Ele antes de chegar a nós. Portanto, podemos agradecer a Deus por tudo o que nos acontece, não pelo pecado que haja no fato, mas pelo que Deus trará através dele. Possa Deus fazer de nossas vidas uma ação de graças contínua e um perpétuo louvor, então Ele fará de tudo uma bênção.

Fé e gratidão são amigas íntimas. Se você tem fé em Deus, será grato porque reconhece que a mão amorosa de Deus repousa sobre você, mesmo que esteja na cova dos leões. Essa gratidão lhe dará um profundo sentimento de alegria.

Temos muitas coisas para agradecer a Deus, olhe para sua vida e lembre-se do que Deus já fez por você, a situação atual pode estar difícil, mas, lembre-se do que Deus já fez e saiba que Ele nos deu promessas maravilhosas e preciosas que devem ser mais apreciadas do que o próprio ouro. Faça um grande favor a si mesmo: creia nas promessas do Senhor e dê graças constantemente a Deus por elas e deixe sua alegria completa.

Deus não mente.

“Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas às suas tremendas dificuldades.” — C. H. Spurgeon