sábado, 14 de maio de 2011

Exortação à santidade (1 Pedro 1:13-25)

O Apóstolo Pedro começa nos alertando para que não nos sejamos seduzidos pelos maus desejos que possuíamos quando andávamos nos caminho errado, ou seja, quando não conhecíamos a verdade.

Quando nos convertemos a Jesus, passamos a seguir o Seu caminho, estabelecendo, assim, um divisor de águas em nossas vidas, onde morre a velha criatura (o ser mundano) e nasce um novo ser, uma nova criatura, (João 3:1-7), ou seja, deixamos de ser aquela pessoa que vivia na ignorância e passamos a viver em obediência aos mandamentos de Deus, portanto, deve haver uma mudança radical de comportamento, caso contrário, não há que se falar em conversão. É inadmissível que alguém que, verdadeiramente, tenha tido um encontro com Deus, permaneça praticando os atos de outrora, quando vivia no mundo.

O próprio Espírito Santo de Deus, que habita naqueles que amam a Jesus o incomodará em relação à prática daquilo que desagrada a Deus, pois a pessoa terá temor a Deus. Quem se diz cristão e não se importa em continuar fazendo o que é considerado pecado aos olhos de Deus, não teve um encontro verdadeiro com o Espírito Santo. A mudança ocorre instantaneamente e, no decorrer do processo, Deus vai moldando aquela pessoa ao seu padrão.

Uma das mudanças que ocorre na vida da pessoa que aceita Jesus é que esta passa a entender que existe um mundo espiritual e que as coisas que fizermos no mundo físico, produzirá efeitos espirituais e, portanto, passará a pensar antes de agir. Ela entenderá que sua conversão significa a libertação de uma vida de escravidão, onde o Diabo dominava sua mente e seu corpo e, com sua libertação, será dado início a uma guerra espiritual, na qual o inimigo tentará resgatar seu escravo e trazê-lo de volta à subvida, à escravidão. Portanto, o novo convertido deve ter consciência que sua conversão trará também lutas e dificuldades, porém, ele tem que crer que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam Jesus. O inimigo lançará dardos inflamados na mente do recém convertido, para tentar fazê-lo sair do caminho de Cristo, tentará, de todas as formas, convencê-lo de que não vale a pena abrir mão dos falsos prazeres que o mundo proporcional em prol de uma vida de renúncia.

Por isso é que Paulo nos orienta a ficarmos com a mente preparada e alerta, pois a nossa mente será o principal alvo do inimigo. Portanto, se nos mantivermos obedientes a Deus e fazendo tudo o que Lhe agrada, se buscarmos o conhecimento da Sua palavra, Ele nos dará o escape necessário para nos afastarmos do pecado. Não há tentação que não possamos resistir, Deus não nos submete a um jugo que não possamos suportar.

Sendo assim, não devemos culpar Deus quando algo dá errado em nossa vida, pois a própria palavra nos diz que nesta vida teremos tribulações, porém, é o próprio Deus que nos garante vitória e que tais dificuldades serão leves e momentâneas, pois Deus venceu o mundo.

Temos que viver buscando incansavelmente a santidade pessoal, lendo, estudando a Palavra, meditando nela dia e noite, orando, jejuando, para estarmos, cada vez mais próximos de Deus e fortes para suportarmos às ações do inimigo.



3 comentários: