segunda-feira, 18 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Orar é falar com Deus. É através da oração que podemos ficar mais sensíveis a voz do Espírito Santo, que podemos entrar na presença de Deus.

Hebreus 4:16:
16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

O Trono de Deus e um trono de graça. Através da oração nossas vidas são transformadas e nossos problemas solucionados.

Tiago 5 - 13,14 - 13 Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante  louvores. 14 Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor”

Quando estivermos aflitos, enfermos, temos que orar e Deus nos responderá. Ele diz que a oração de um justo tem muito poder. É através da oração que recebemos respostas de Deus

Atos 12 – Através da oração as portas de Deus se abrem e as do inimigo se fecham.

É através da oração que entregamos as nossas fraquezas a Deus e recebemos força para poder vencer. Paulo experimentou isso quando tinha um espinho em sua carne e Deus lhe disse que a Sua graça lhe bastava e que era na sua fraqueza que Ele se aperfeiçoava.

Através da oração é que conhecemos a vontade de Deus e nos preparamos para o que Ele quer das nossas vidas. É através dela que recebemos o poder e ousadia para pregar a Palavra de Deus.

Atos 4:31 – 31 Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e  anunciavam corajosamente a palavra de Deus.”

Quando oramos somos revestidos de autoridade espiritual que nos capacita a ganhar almas. Através dela temos mais intimidade com o Espírito Santo, que alcançamos as bençãos de Deus e recebemos paz da parte de Deus, para que não fiquemos ansiosos e preocupados com as coisas desse mundo.

O maior efeito da oração é que ela nos muda e depois poderá mudar as circunstâncias que estamos vivendo. É através dela que recebemos o sobrenatural de Deus Jeremias 33:3 – “3 Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. Através dela recebemos o avivamento de Deus.

O impossível pode tornar o impossível em possível. A Bíblia relata diversos casos de pessoas que buscaram Deus de todo coração e experimentaram o sobrenatural de Deus.

Lucas 18:1 – “1 Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.”

Perseverança em oração, ou seja, orar sempre sem nunca esmorecer.

Quando estamos orando, na verdade estamos travando uma grande batalha (Romanos 15:30 – “30 Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor” e Colossenses 4:12 – “12 Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus”) Esta é a razão do porque muitos crentes naao conseguem orar por muito tempo, pois Satanás está agindo com potestades, com trÊs objetivos: impedir que oremos, impedir que nossa oração cheguem diante de Deus e impedir que as bençãos de Deus cheguem em sua vida Daniel 10 – Ele estava orando e Deus já havia respondido sua oração desde os primeiros dias, mas estava havendo uma peleja celestial e Satanás não queria que a resposta chegasse a ele, mas, Daniel perseverou em oração 21 dias e obteve a vitória.

O Diabo usa o ativismo para roubar o nosso tempo para Deus. Atualmente é muito fácil acharmos crentes usando a falta de tempo para buscar a Deus, encontram tempo para tudo, menos para buscar o Senhor, para orar. Temos tempo para ler, visitar parentes, conversar, passear, mas não reservamos para entrarmos no quarto e ficarmos em secreto com Deus. Por isso é que muitas pessoas são fracas espiritualmente, pois não tem espiritualidade com Deus, falta intimidade e não gozamos do melhor de Deus.

Zacarias 4:6 – “6 “Esta é a palavra do SENHOR para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Em muitas vezes confiamos no nosso poder, dinheiro, na influência das pessoas e esquecemos que a oração é o maior poder que temos em nosso favor. O inimigo sabe disso e se estivermos envolvidos com Deus em oração ele estará preocupado pois sabe que através de uma vida de oração ele sabe que Deus agirá em nosso favor, por isso, nos colocará diversas atividades para que não tenhamos tempo para busca-lo.

Temos que frequentar a “joelhogia”, pois Satanás não quer que tenhamos uma vida de oração. A Bíblia relata várias passagens que demonstram a luta de Satanás para impedir os homens de Deus a orar. Daniel 2:17-23  nos revela que Daniel era um homem de oração e era bem sucedido no que fazia Daniel 6:3 – “3 Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império”.

“17 Daniel voltou para casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias, 18 e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados com os outros sábios da Babilônia. 19 Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus 20 e disse: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. 21 Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. 22 Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. 23 Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o sonho do rei”. Ele sobressaia sobre todos os demais pois sua vida era submetida a Deus, quando lemos o capítulo 6 percebemos que o inimigo tentou impedir que ele tivesse essa vida de oração. 1 cor 2:10,12 o inimigo usa de muitas artimanhas para alcançar seus objetivos.
“10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 11 Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.”

No caso de Daniel ele usou homens para convencer o rei para proibir qualquer tipo de oração a outros deuses exceto para o rei e se assim ele agisse seria levado à cova dos leões. Ele faz isso com todos que são chamados por Deus, pois sabe que a oração é a nossa principal arma. O inimigo sabe onde Deus quer nos colocar e o que Deus tem para nós e quer impedir que isso ocorra.

Daniel 6,10-11 Daniel foi surpreendido orando, mesmo quando já era proibido, continuou buscando o Senhor independentemente das consequencias que adviriam daquilo, continuou firme. É melhor morrer orando do que viver sem orar ele preferiu morrer orando do que ter uma vida sem oração, por isso não se importou com o Decreto do rei.

10 Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus. 11 Então aqueles homens foram investigar e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.”

Da mesma forma o diabo sabe que  o nosso destino é o trono e tem feito tudo para destruir nossa vida espiritual. Temos que confiar em Deus. A oração é o caminho da vitória, porém, é uma batalha e que o diabo fará todo para vencer. Daniel 1:8 (8 Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.) ele tinha propósito de ter uma vida de oração e é isso que temos que fazer, pois assim como Deus estava com Daniel, também estará conosco e nos dará a vitória. Temos que perseverá em oração para que tenhamos vitória. Lucas 18:1 (1 Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.) Orarmos sempre sem nunca desfalecer Rm 12:12. (12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração) Deus só tem compromisso com vencedores, Rm8:37 (37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou) em Cristo somos mais que vencedores. Quando começarmos a orar, teremos lutas, dificuldades, que se levantarão contra, mas, temos que perseverar, pois a Palavra de Deus garante a vitória. Seremos mais que vencedores em Cristo Jesus.

A oração é adoração, é um momento de batalha, luta, guerra Rm 15:30 (30 Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor), Cl. 4:12 (12 Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus). Deus fala a Elias que mandaria chuva e Elias não ficou parado, subiu ao monte e clamou a Deus e só parou de orar quando a chuva caiu. Elias tinha o hábito de orar e nós muitas vezes não somos. Através da oração podemos vencer qualquer barreira que se levantar contra nossas vidas.

Veremos três principais estratégias (setas lançadas) que o inimigo usa para tentar nos vencer em nossa vida de oração:

1) Sono: Lucas 22:46 (46 “Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”) Jonas 1:6 (6 O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos”.) – O sono não é o natural que Deus nos dá, mas estamos falando daquele que vem subtamente quando estamos orando, esse é uma seta maligna para tirar nossa concentração na oração. Provérbios 20:13 (13 Não ame o sono, senão ocê acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra.) – esse sono é maligno.

2) Falta de concentração: Se não houver concentração, parece que a oração perde força, fica anulada. Orar é falar com Deus, por isso temos que nos concentrar em oração, pois quem não se concentra é vazia espiritualmente, fica insegura, fraca, desanimada. Daniel, mesmo estando proibindo, continuou orando, se concentrou e não se desviou da sua oração.
Temos que nos concentrar verdadeiramente em Deus quando oramos, se concentrar em Deus. Não podemos permitir que outros pensamentos venham quando oramos.

3)Inquietação: Temos que ter paciência ao oramos. Precisamos buscar o Senhor sem inquietação, orar sem pressa. Abraão ficou muito tempo diante de Deus intercendendo pelo povo, Moisés ficou 40 dias e 40 noites na presença do Senhor, buscando-o. Josué ficou diante de Deus muito tempo buscando o Senhor. Em At1:13,14 vimos que a igreja ficou diversos dias reunida esperando o derramamento do Espírito. Santo sobre a vida deles.
Temos que aquietar o coração na presença do Senhor, sem ansiedade, sem pressa. Não podemos deixar que a seta da impaciência tome conta do nosso momento de oração.
A oração liberta o poder de Deus em nossas vidas.


Dicas:

1)  ore em secreto e procure ter um lugar de encontro com Deus (Mateus 6:6).
2)  ore em companhia de outros irmãos (Mateus 18:19)
3)  freqüente os cultos de oração da sua igreja. (Atos 3:1)

A oração deve fazer parte de nossa vida de forma muito especial.

SÓ SE APRENDE ORAR, ORANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário